Evasões São Vicente / Santo Antão

Venha connosco conhecer as ilhas de S. Vicente e S. Antão, que, embora bastante contrastantes, cada uma delas nos oferece agradáveis momentos recheados de diferentes sensações.

SãoVicente/Santo Antão

Itinerário

Dia 1 Portugal/São Vicente/S. Antão

Dia 2 Ponta Sol/Chã D’Igreja(Trekking)/Porto Novo

Dia 3 Pico Cruz/Vale Paul(Trekking)/R. Grande/P. Novo

Dia 4 Porto Novo/Lajedos/Tarrafal

Dia 5 Tarrafal(Trekking)/Porto Novo

Dia 6 Santo Antão/São Vicente/Volta á Ilha

Dia 7 Mindelo/Visita á cidade/Tarde livre

Dia 8 São Vicente/Portugal

CIRCUITO CABO VERDE – EVASÕES
S. VICENTE / S. ANTÃO

Dia 1: Portugal/São Vicente/Santo Antão

Chegada ao aeroporto Cesária Évora.
Transfer para o Porto de São Vicente e travessia no ferry para a Ilha de S. Antão.

Jantar e noite no hotel.

Hotel em S. Antão

Ilha de S. Antão – Cabo Verde

Dia 2: Ponta Sol/Fontainhas/Cruzinha Garça/Chã D’Igreja(Trekking)/Porto Novo

Pequeno almoço.

Caminhada de sensivelmente 5 horas, sempre á beira mar, com vistas impressionantes, começando em Ponta do Sol, passando por Fontainhas (velha aldeia de piratas), situada a 100 metros de altitude. De seguida descemos, atravessaremos a linda aldeia de Corvo ao nivel do mar(pequeno vale com bastante água), voltando a subir pela pequena aldeia de Formiguinhas a 100 metros acima do nivel do mar, chegaremos a Cruzinha da Garça, uma aldeia de pescadores, onde normalmente teremos a possibilidade de os ver chegar no final diário da sua faina, e finalmente terminamos a nossa caminhada em Chã D’Igreja.
A partir daqui, seguiremos de autocarro até Porto Novo

Pic-nic durante o caminho

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

Dia 3: Pico Da Cruz/Vale do Paul/Ribeira Grande/Porto Novo

Pequeno-almoço.

Subida em direcção a Pico da Cruz, localizado entre 1.300 e 1.600 metros de altitude.
Deslocar-nos-emos até á pequena casa do guarda-florestal, onde iremos gozar de um ponto de vista excepcional sobre as ilhas de S. Vicente, Santa Luzia e São Nicolau. O guia dar-nos-á a conhecer as diferentes espécies de plantas endémicas. A esta altitude descobrimos uma floresta de pinheiros e eucaliptos. De um lado, Pico da Cruz faz face a São Vicente, facultando-nos a espectacular vista sobre o braço de mar que separa as 2 ilhas.

Do outro lado, é-nos oferecida a deslumbrante paisagem do Vale do Paul, estendendo-se até 900 metros abaixo dos nossos pés. Continuamos em direcção ao Vale do Paul, onde faremos uma caminhada de cerca de 02h30 bem no coração do vale, que nos permitirá descobrir casas de colmo e terraços cultivados. Veremos uma pequena aldeia primitiva com reduzidas e rudimentares casas em pedra.
O desenvolvimento harmonioso e a interacção humana com a natureza, complementando-se com o natural sorriso oferecido pelas crianças, encantar-nos-ão.

Almoço.

Degustaremos a tradicional e famosa cachupa, prato típico de todo o Arquipélago, cozinhado com ingredientes produzidos no local. Seguimos para Ribeira Grande, aglomerado habitacional entre as montanhas.

Visita da Igreja Nossa Senhora do Rosário construída em 1595.
Regresso a Porto Novo

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

DIA 4: Porto Novo/Lajedos/Tarrafal

Pequeno almoço

Pequena caminhada e descoberta da cidade de Porto Novo. Veremos os pescadores tratando das redes de pesca do atum (sob reserva das condições climatéricas e da chegada dos pescadores). A poucos metros de distância, as mulheres vendem o peixe fresco.
Passagem pela avenida Amílcar Cabral, onde foi erigida uma estátua em honra da Mulher Cabo-Verdiana.
Visita da Igreja centenária de S. João Batista.
Seguimos em direcção a Lajedos.

Almoço na herdade de Babilónia

Esta herdade teve origem num projecto comunitário para o desenvolvimento da agricultura local, onde iremos degustar especialidades regionais. Visitas da propriedade (culturas, criação de gado) com possibilidade de adquirir produtos locais produzidos pelos habitantes desta vila.

Partida em Pick-ups em direcção ao Tarrafal, local virgem gozando de um micro-clima agradável, considerado por muitos, um paraíso na Terra. Tarrafal aninha-se no sopé de uma montanha, defronte a uma calma baía. É hoje povoada por pescadores e agricultores.
As águas tranquilas e quentes da sua baía são ocupadas por baleias, de Janeiro a Março, optando as tartarugas por ali fazerem a desova no Outono, e finalmente os golfinhos durante todo o ano.

Jantar de peixe fresco, garantido pelas águas ricas de Cabo Verde.

Jantar e noite

Noite no Tarrafal
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

Dia 5: Tarrafal/Porto Novo

Pequeno almoço .

Em função da forma física dos participantes a manhã será diferenciada com 2 opções.

1ª Opção

Caminhada de +/- 4H30 (nível médio. Calçado adaptado recomendado) pelo flanco da montanha por um caminho escarpado até a vila de Monte Trigo.
Descobriremos praias desertas, rebanhos de cabras e ovelhas obedientemente conduzidos pelos pastores, espalhados pelas encostas das montanhas.
Seguiremos o fluxo da lava, evidência de erupções vulcânicas antigas e observaremos a vegetação endémica circundante que conseguiu resistir às duras condições climáticas que se registam nesta ilha.
Chegada a Monte Trigo

Descoberta desta vila de pescadores, que nos oferece um panorama excepcional sobre o pico mais alto da ilha de Santo Antão, Topo de Coroa que culmina acima dos 1.900 metros.

Regresso ao Tarrafal em barcos dos pescadores (30 minutos)

2ª Opção

Caminhada de aproximadamente 02h30 pelas trilhas sinuosas de Monte Trigo pelo vale agrícola, com destaque para a cultura do inhame, que deve ser constantemente banhado em água, o que forçou a construção de vários pequenos riachos.

Não deixamos esta região sem antes fazermos uma visita a uma escola primária (salvo durante as férias escolares), onde iremos conhecer e conviver mais de perto com as doceis crianças, que nos surpreendem principalmente pelo seu natural e simpático sorriso.

Almoço no Tarrafal

Regresso a Porto Novo. Durante o percurso usufruiremos de majestosas paisagens.

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

DIA 6: PORTO NOVO/MINDELO

Pequeno almoço.

Transfer para o porto de Porto Novo. Travessia para o Mindelo – S. Vicente

Partida em direcção a Calhau.

Durante o trajecto em direcção à povoação de Calhau, podemos apreciar um lindo vale, sendo único nesta ilha de S. Vicente, onde a água para o regadio é extraída dos poços através de cataventos/moinhos de vento. Continuando rumo a Baia das Gatas, soberba baia, cuja praia inserida em águas calmas e cristalinas nos oferece uma enorme piscina natural. É também nesta bela praia que todos os anos, em Agosto, tem lugar um célebre festival de música que recebe visitantes de todas as ilhas, assim como de diferentes países. 

Almoço no Restaurante

Regresso por Salamansa, pequena vila piscatória. Iremos conhecer o seu modo de vida. Continuamos em direcção a Monte Verde, promontório com soberba vista sobre a cidade do Mindelo e as praias do norte da ilha, assim como as vizinhas ilhas de S. Antão, Santa Luzia e São Nicolau.

De seguida, estrada em direcção a Mindelo, poderemos apreciar Monte Cara, um dos ex-libris de S. Vicente. Não é mais do que uma montanha cujo relevo visto de longe, nos mostra bem definida, a forma de um rosto.

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Vicente
Ilha de S. Vicente – Cabo Verde

Dia 7: Mindelo/Volta á Cidade/Tarde livre

Pequeno almoço.

Volta panorâmica à cidade de Mindelo. Fascinante pela sua universalidade, pela amabilidade das suas gentes, assim como pelo factor comum transversal á quase totalidade dos Mindelenses, que é a paixão pela música, eternizada pela saudosa diva dos pés descalços, Cesária Évora. Poderemos presenciar isso mesmo na maior parte dos bares da cidade onde predomina a música ao vivo, que impõe um ritmo de boa disposição na vida nocturna do Mindelo. Descendo pela bonita avenida marginal que ladeia a Baia de Porto Grande, veremos a Estátua de uma águia prestes a iniciar voo.

Descoberta da réplica da Torre de Belém de Lisboa. Passamos ainda pelo Mercado de Peixe fresco, assim como do Mercado Africano, com as suas roupas e objectos característicos deste continente. Visitaremos a Pracinha da Igreja, que é a praça mais antiga da ilha, indo conhecer ainda o Mercado das Frutas e Legumes.

Degustação de uma bebida típica de Cabo Verde

Almoço no Restaurante

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Vicente

Ilha de S. Vicente – Cabo Verde

Dia 8: São Vicente/ Portugal

Pequeno almoço.

Transfer para o aeroporto e voo com destino a Portugal

Programa indicativo, podendo ser modificado em função dos horários dos voos e do ferry

BOA VIAGEM