Venham connosco conhecer as ilhas de S. Vicente, S. Antão e Sal que, embora muito contrastantes , cada uma nos oferece agradáveis e diferentes sensações.
A ilha de São Vicente de base vulcânica, ainda hoje conserva as suas origens. Esta ilha tem como capital a cidade do Mindelo, onde a maioria das pessoas vem desfrutar da agradável capacidade de bem receber dos seus habitantes, a que orgulhosamente chamam, Morabeza. Nesta cidade, apelidada de capital cultural do arquipélago, a noite tem um fascínio especial, pois em cada canto nos deparamos com música ao vivo, reportando todos os géneros musicais de Cabo Verde, com grande incidência, claro está, para a Morna, eternizada pela diva do pé descalço, Cesária Évora, pois foi exactamente nestes mesmos locais que também ela iniciou a sua brilhante carreira musical. Para além da vida cosmopolita do Mindelo, São Vicente é ainda orgulhosamente detentora de belas praias, tais como Baía das Gatas, Salamansa, Calhau e São Pedro. Para os amantes dos desportos náuticos, como windsurf, surf, kitesurf, esta ilha tem ainda outras praias com excelente aptidão para a sua execução.
Em pouco mais de 30 minutos o ferry leva-nos até á Ilha de Santo Antão, onde nos é oferecido um cenário de tom verde pintalgado, sempre com casario colorido, que irá com certeza cativar o olhar e os sentidos dos visitantes. Deslumbre-se com a imponência das montanhas que dividem a ilha, com cenários acentuadamente contrastantes, pois enquanto a Sul contemplamos uma zona completamente árida, em contraposição, o Norte, presenteia-nos com enormes e fascinantes zonas verdes e frescas. Sendo uma ilha de assinaláveis montes e picos, levadas e vales, Santo Antão proporciona uma infinidade de actividades desportivas, entre as quais se destacam as caminhadas, o trekking e desportos radicais. As principais cidades são Porto Novo e Ribeira Grande.
A ilha do Sal é uma das ilhas mais planas de Cabo Verde. O seu ponto mais alto é Monte Gordo, atingindo os 406 metros acima do mar. De forma alongada, a ilha tem um comprimento máximo de 30 km na direcção Norte/Sul, e largura não superior a 12 km no sentido Este/Oeste. A população está concentrada principalmente em Espargos, a capital, perto do aeroporto internacional, bem como em Santa Maria, uma cidade turística na costa Sul. A Baia de Santa Maria é uma das mais belas extensões de areia branca do arquipélago de Cabo Verde. Os seus 8 km de areia fina e dourada são um prazer para os sentidos, e as suas águas transparentes facultamnos um deleite visual constante.
O Circuito “Sentir Cabo Verde” mostra-nos a singularidade e diversidade das ilhas de São Vicente, Santo Antão e Sal, que de forma vincada nos alteram o estado de espírito, permitindo-nos mergulhar num imenso mar de sensações, resultantes da interacção com as populações locais. Começamos por conhecer a parte cultural e arquitectónica da cidade do Mindelo, na Ilha de São Vicente, passando depois para um cenário natural completamente diferente, que nos dá a conhecer a ilha de Santo Antão, a mais montanhosa do Arquipélago, que misturado com a afabilidade natural dos seus habitantes nos transporta para uma outra dimensão da vida Cabo Verdiana.
Finalmente, preparamo-nos para gozar os últimos dias deste circuito numa ilha paradisíaca, onde disfrutaremos das suas belas praias de areia branca e fina.
Aqui, na ilha do Sal ficaremos alojados em regime de TUDO INCLUÍDO durante 2 dias, até ao final da nossa estadia.
Sentir Cabo-Verde
Itinerário
Dia 1 Lisboa/São Vicente
Dia 2 S. Vicente/Volta á Ilha
Dia 3 S. Vicente/P. Cruz/Vale Paul/Rª Grande/Ptª Sol
Dia 4 S. Antão/Mindelo/Visita á Cidade
Dia 5 S. Vicente/Sal(regime Tudo Incluido)
Dia 6 Sal (regime Tudo Incluido)
Dia 7 Sal (regime Tudo Incluido)
Dia 8 Sal/Lisboa
CIRCUITO SENTIR CABO VERDE
S. VICENTE / S. ANTÃO / SAL
DIA 1: PORTUGAL/SÃO VICENTE
ILHA DE SAO VICENTE
Chegada ao aeroporto Cesária Évora em São Vicente.
Transfer ao vosso hotel.
Jantar e noite no hotel
Hotel em S. Vicente
Ilha de S. Vicente – Cabo Verde
DIA 2: S. VICENTE/VOLTA Á ILHA
Partida para a zona leste da Ilha
Durante o trajecto em direcção à povoação de Calhau, podemos apreciar um lindo vale, sendo único nesta ilha de S. Vicente, onde a água para o regadio é extraída dos poços através de cataventos/moinhos de vento. Continuando rumo a Baia das Gatas, soberba baia, cuja praia inserida em águas calmas e cristalinas nos oferece uma enorme piscina natural. É também nesta bela praia que todos os anos, em Agosto, tem lugar um célebre festival de música que recebe visitantes de todas as ilhas, assim como de diferentes países.
Almoço no Restaurante
Regresso por Salamansa, pequena vila piscatória. Iremos conhecer o seu modo de vida. Continuamos em direcção a Monte Verde, promontório com soberba vista sobre a cidade do Mindelo e as praias do norte da ilha, assim como as vizinhas ilhas de S. Antão, Santa Luzia e São Nicolau. De seguida, estrada em direcção a Mindelo, poderemos apreciar Monte Cara, um dos ex-libris de S. Vicente. Não é mais do que uma montanha cujo relevo visto de longe, nos mostra bem definida, a forma de um rosto.
Jantar e noite no hotel
Hotel em S. Vicente
Ilha de S. Vicente – Cabo Verde
Dia 3: PICO DA CRUZ/VALE DO PAUL/RIBEIRA GRANDE/PONTA DO SOL
Pequeno-almoço no hotel.
Transfer para o Porto de São Vicente e travessia no ferry para a Ilha de Santo Antão.
Chegada a Porto-Novo Mudança de paisagem.
É uma ilha fantástica, detentora de uma incrível beleza, com as suas imponentes montanhas e vales profundos e verdejantes. Subida em direcção a Pico da Cruz, localizado entre 1.300 e 1.600 m de altitude.
Caminhada de 40 minutos até á pequena casa do guardaflorestal, onde iremos gozar de um ponto de vista excepcional sobre as ilhas de S. Vicente, Santa Luzia e São Nicolau. O guia dar-nos-á a conhecer as diferentes espécies de plantas endémicas. A esta altitude descobriremos uma floresta de pinheiros e eucaliptos. De um lado, Pico da Cruz faz face a São Vicente,
facultando-nos a espectacular vista sobre o braço de mar que separa as 2 ilhas.
Do outro lado, é-nos dada a contemplar a deslumbrante paisagem do Vale do Paul, estendendo-se até 900 metros abaixo dos nossos pés.
Continuamos em direcção ao Vale do Paul, onde faremos uma caminhada de cerca de 2 horas bem no coração do vale, que nos permitirá descobrir casas de colmo e terraços cultivados. Veremos uma pequena aldeia primitiva com reduzidas e rudimentares casas em pedra.
O desenvolvimento harmonioso e a interacção humana com a natureza, complementando-se com o natural sorriso oferecido pelas crianças, encantar-nos-ão.
Almoço
Aqui, degustaremos a tradicional e famosa cachupa, prato típico de todo o Arquipélago, cozinhado com ingredientes produzidos no local.
Seguimos para Ribeira Grande, aglomerado habitacional entre as montanhas.
Visita da Igreja Nossa Senhora do Rosário construída em 1595.
Continuamos para Ponta do Sol, vila encantadora de pescadores, com as suas casas coloridas, onde reconheceremos a arquitectura colonial, que constitui hoje em dia um riquíssimo património histórico da ilha.
Regresso a Porto Novo pela estrada costeira.
Jantar e noite no hotel
Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde
DIA 4: SANTO ANTÃO/MINDELO/VISITA Á CIDADE
Pequeno almoço no hotel.
Transfer para o porto de Porto Novo. Travessia no ferry para São Vicente.
Com uma superfície de 227 km2, São Vicente é uma ilha de características únicas, que nos convida de forma particular a usufruir das célebres noites CaboVerdianas. Volta panorâmica à cidade de Mindelo.
Fascinante pela sua universalidade, pela amabilidade das suas gentes, assim
como pelo factor comum transversal á quase totalidade dos Mindelenses, que é a paixão pela música, eternizada pela saudosa diva dos pés descalços, Cesária Évora. Poderemos presenciar isso mesmo na maior parte dos bares da cidade onde predomina a música ao vivo, que impõe um ritmo de boa disposição na vida nocturna de Mindelo.
Degustação de uma bebida típica de Cabo Verde
Descendo pela bonita avenida marginal que ladeia a Baia de Porto Grande, veremos a Estátua de uma águia prestes a iniciar voo.
Descoberta da réplica da Torre de Belém de Lisboa. Passamos ainda pelo Mercado de Peixe fresco, assim como do Mercado Africano, com as suas roupas e objectos característicos deste continente. Visitaremos a Pracinha da Igreja, que é a praça mais antiga da ilha, indo conhecer ainda o Mercado das Frutas e Legumes.
Almoço.
Tarde livre
Hotel em S. Vicente
Ilha de S. Vicente – Cabo Verde
Dia 5: S. VICENTE/SAL
Pequeno almoço no hotel
Transfer para o aeroporto Cesária Évora
Voo com destino á ilha do Sal com duração de sensivelmente 30 minutos
Hotel no regime Tudo Incluído
Hotel no Sal
Ilha do Sal – Cabo Verde
Dia 6 : SAL
Dia livre no regime Tudo Incluído
Noite no hotel
Hotel no Sal
Ilha do Sal – Cabo Verde
DIA 7: SAL
Dia livre no regime Tudo Incluído
Noite no hotel
Hotel no Sal
Ilha do Sal – Cabo Verde
DIA 8: SAL/LISBOA
Dia livre no regime Tudo Incluído
Ás 22H00 transfer para o aeroporto e voo com destino a Portugal
Programa indicativo, podendo ser alterado em função dos horários dos voos e dos ferry’s