Venha connosco conhecer a Ilha de Santiago. O contraste entre a Natureza e a vida cosmopolita.
Ilha de Santiago “o berço Cabo-Verdiano”
Pleno de atracões históricas e de excelentes paisagens, foi a primeira ilha a ser povoada, após a descoberta do arquipélago. Santiago é a maior e a mais populosa ilha de Cabo Verde. O interior montanhoso, apresenta vales sinuosos e profundos, onde existem nascentes de água permanentes, e dois imponentes canais de montanhas: um com o Pico d’Antónia, o ponto mais alto da ilha com 1.392 metros, e outro, a Serra Malagueta. Santiago, é considerada a ilha mais africana de todas as dez que compõem o Arquipélago de Cabo Verde. Para além da sua excelente gastronomia, esta ilha oferece-nos uma riqueza natural, nomeadamente, as suas praias, as suas montanhas e vales verdejantes.
Diferencia-se da grande maioria das outras ilhas, devido ao seu forte potencial agrícola. Aqui, a terra é fértil, impondo-se sobre a aridez comum no restante Arquipélago.
Graças às suas barragens, a ilha de Santiago desenvolve a sua agricultura, acabando por ser o celeiro de Cabo Verde.
Visitar Santiago, é descobrir as raízes de Cabo Verde e os ritmos frenéticos do batuque, que é um dos mais conhecidos tipos musicais de dança em Santiago.
Santiago
Itinerário
Dia 1 Portugal/Santiago
Dia 2 Cidade Velha/Praia
Dia 3 Assomada/Serra Malagueta/Tarrafal
Dia 4 Rabelados/Calheta S. Miguel/Pedra Badejo
Dia 5 Dia livre
Dia 6 S. Domingos/S. Lourenço Órgãos
Dia 7 Mercado de Sucupira
Dia 8 S. Santiago/Portugal
CIRCUITO CABO VERDE
ILHA DE SANTIAGO
DIA 1: PORTUGAL/SANTIAGO
Chegada ao aeroporto de SANTIAGO
Transfere para o hotel
Jantar e noite
Hotel em Santiago
Ilha de Santiago – Cabo Verde
DIA 2: CIDADE VELHA/PRAIA
Pequeno almoço.
Visita á Cidade Velha, que se situa no Município de Ribeira Grande de Santiago, 15 kms a oeste da cidade da Praia, sobre a costa. Foi a primeira cidade construída nos trópicos pelos Europeus, tendo sido também a primeira capital do País.
Em 10 de Junho de 2009, foi classificada como uma das sete maravilhas do mundo, de origem portuguesa. Em razão da sua história, que se manifesta por um património arquitectónico precioso, a 26 de junho do mesmo ano, foi também classificada pela UNESCO, como Património Mundial da Humanidade.
Encontramos uma variedade de monumentos de grande importância histórica, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Pelourinho onde era feita a venda dos escravos, e o Forte Real de São Filipe.
Estrada em direcção á cidade da Praia, que é a capital de Cabo Verde.
Iremos começar pelo centro histórico da cidade, conhecido pelo nome de Plateau, visitando a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Praça Alexandre Albuquerque, a Estátua de Diogo Gomes (o descobridor da ilha de Santiago), o Museu Etnográfico, o Palácio da Cultura Ildo Lobo e o Mercado do Plateau.
Almoço no restaurante
O Museu Etnográfico, foi inaugurado em 1997 para alojar uma quantidade de objectos, que representam alguns dos hábitos tradicionais do povo Cabo-Verdiano. O museu, através de colecções que reportam a actividade agro-pastoril, a pesca, a tecelagem (cesta e bordado), a latoaria, a cerâmica, ferramentas de moagem e acessórios, procura divulgar e perpetuar a memória colectiva do povo Cabo-Verdiano.
O actual Museu Etnográfico, foi requalificado em 24 de Outubro de 2008. O fundo do Museu é constituído por colecções resultantes das escavações arqueológicas subaquáticas, e também pelas escavações arqueológicas terrestres da Cidade Velha.
Jantar e noite
Hotel em Santiago
Ilha de Santiago – Cabo Verde
DIA 3: ASSOMADA/SERRA MALAGUETA/TARRAFAL
Pequeno almoço.
Estrada em direcção a Assomada, a segunda maior cidade da ilha de Santiago com paragem no miradouro de Picos da Cruz, onde poderemos gozar de uma vista panorâmica sobre a cidade, e a possibilidade de ver a vizinha ilha do Fogo, se o tempo o permitir.
Almoço no restaurante
Continuação em direcção á vila do Tarrafal. Faremos uma paragem na Serra Malagueta, um dos pontos mais elevados da ilha, com cerca de 1.000 metros de altitude, onde poderemos contemplar sob os nossos pés, a Ribeira Principal. Esta ribeira faz parte da Reserva Nacional das Áreas Protegidas. Tem uma fauna e flora muito ricas, com as suas impressionantes paisagens sobre o oceano. A zona do Parque Natural da Serra Malagueta compreende o actual perímetro florestal do estado, e algumas escarpas, onde a presença de plantas e árvores endémicas tem grande relevância.
Continuação para o Tarrafal, que é um pequeno porto de pesca, bastante tranquilo, refugiado numa baía protegida, a Norte da ilha de Santiago
Mas o Tarrafal é conhecido também pela Velha Prisão Política, construída pelo regime fascista português, em 1936, apelidada de Colónia Penal do Tarrafal, conhecida também como “Campo do Tarrafal”, tendo sido durante muitos anos palco de variadas atrocidades e violação dos Direitos Humanos, até ao seu encerramento, em 1954.
Jantar e noite
Hotel em Santiago
Ilha de Santiago – Cabo Verde
DIA 4: ESPINHO BRANCO(RABELADOS)/CALHETA S. MIGUEL/PEDRA BADEJO
Pequeno almoço.
Saímos em direcção a Espinho Branco.
Faremos uma paragem na Comunidade dos Rabelados, (a comunidade esteve isolada do resto da população durante muitos anos e manteve os seus modos de vida ancestrais). São detentores de um centro de formação, onde poderemos comprar produtos fabricados pelos jovens que estão em formação, particularmente peças cerâmicas e pinturas coloridas. As mulheres fazem bonecas tradicionais.
Almoço na Comunidade dos Rabelados
De seguida tomamos a estrada costeira em direcção á Calheta de S. Miguel. Continuando, em Santa Cruz, poderemos ver imensas plantações de bananas, assim como uma grande extensão de coqueiros.
Estrada em direcção a Pedra Badejo, onde existe um pequeno e bonito porto.
Jantar e noite.
Hotel em Santiago
Ilha de Santiago– Cabo Verde
DIA 5: DIA LIVRE
Pequeno almoço.
Dia livre no hotel em Pensão Completa
Jantar e noite
Hotel em Santiago
Ilha de Santiago – Cabo Verde
DIA 6: SÃO DOMINGOS/SÃO LOURENÇO DOS ORGÃOS
Pequeno almoço.
Estrada em direcção a São Domingos, Rui Vaz e Monte Tchota através de vales frescos e verdejantes.
Estas zonas oferecem um ambiente tranquilizante, propício a passeios pelo meio de um imenso tapete verde de eucaliptos. No cume, gozamos de uma vista panorâmica sobre toda a ilha de Santiago.
Abaixo, na vila de Várzea da Igreja, podemos degustar um delicioso pastel de milho, assim como um ponche ou um grogue de S. Domingos.
Existe uma cerâmica com uma loja de venda de artesanato, onde podemos também escutar boa música, aos ritmos de Funaná, Finaçon e Batuque.
Almoço no restaurante
Continuação em direcção a São Lourenço dos Órgãos, onde existe o único Jardim Botânico do País L. Grandvaux Barbosa, situado a 400 metros de altitude. Um verdadeiro oásis, este jardim, tem 110 tipos de plantas diferentes, das quais 10 são espécies raras, entre as quais algumas em vias de extinção no mundo inteiro.
Com o seu clima fresco e húmido, existe muita vegetação, assim como grande diversidade de pássaros. Podemos ainda ver uma grande variedade de flores, que dão cor a magnificas paisagens.
Jantar e noite
Hotel em Santiago
Ilha de Santiago – Cabo Verde
DIA 7: MERCADO DE SUCUPIRA
Pequeno almoço.
No popular bairro de Sucupira, o mercado é uma passagem incontornável de forma a sentir a animação da capital de Cabo Verde. Muitas cores e barulho. Neste grande espaço, encontraremos de tudo um pouco: roupa, tecidos, louça, sapatos, moveis, cosméticos, artesanato local, música, electrodomésticos, aparelhos electrónicos, etc. É o maior mercado da cidade, tendo um ambiente muito Africano. Os vendedores transmitem a sua alegria aos visitantes. Não hesite em negociar com eles, pois acabará por conseguir alguma redução no preço.
Almoço.
Tarde livre
Jantar e noite
Hotel em Santiago
Ilha de Santiago – Cabo Verde
DIA 8: SANTIAGO/PORTUGAL
Pequeno almoço. Transfer para o aeroporto e voo com destino a Portugal.
Programa indicativo, podendo sofrer alterações em função dos horários dos voos